Tudo sobre Benefícios Sociais

Como fazer a Inscrição para Habilitação Profissional 2020 do Sest Senat

Você sabe o que é o projeto SEST SENAT? Muitos jovens sonham com a sua carteira de motorista, seja para a condução de um carro próprio ou para conseguir uma oportunidade de trabalho no ramo do transporte. No entanto, muitos jovens não possuem condições financeiras para tal investimento. 

Pensando nisso, o projeto Sest Senat foi criado pelo Governo Federal para oferecer a primeira CNH para jovens que não possuem condições financeiras para esse investimento. E, para viabilizar esse sonho, anualmente, são lançadas inúmeras vagas para que esses jovens realizem a sua inscrição no projeto.

Além disso, o Governo desenvolveu o SEST (Serviço Social do Transporte) e o SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Ambos os projetos, foram desenvolvidos para oferecer maiores oportunidades para jovens no segmento do transporte.  

Ambos os projetos buscam contribuir para a formação e qualificação de jovens e adultos para que tenham maiores chances quando desejarem ingressar em uma carreira profissional. 

Através do SEST SENAT, é possível conseguir gratuitamente a carteira de habilitação das categorias B, C, D e E. Além disso, é possível participar de um treinamento qualificado para ingressar no mercado de trabalho.

Quem possui direito ao SEST SENAT? 

Assim como os demais benefícios oferecidos pelo Governo, é necessário que o candidato atenda alguns requisitos para participar dos projetos. Confira a seguir quais são: 

  • Renda familiar de até 2 salários mínimos;
  • Idade superior a 18 anos; 
  • Saber ler e escrever; 
  • Realizar a inscrição no Meu CADÚnico;
  • Ser beneficiado com qualquer outro programa Social.

Mas, para quem deseja carteira profissional, são os seguintes requisitos: 

  • Idade entre 21 a 50 anos; 
  • Comprovar renda familiar de até de 3 salários mínimos; 
  • Saber ler e escrever; 
  • Ser habilitado na categoria B pelo período mínimo de 12 meses, sem ter cometido nenhuma infração. 

Como realizar o cadastro nos projetos SEST SENAT? 

Para  realizar a sua inscrição, é necessário entrar no site dos projetos SEST SENAT. Após isso, leia e confira todas as informações disponibilizadas pelo site, selecione a opção de inscrição. 

O site abrirá um nova página com um formulário que deverá ser preenchido com alguns dados pessoais. Ao preencher, é importante que releia e só finalize o cadastro até conferir todas as informações. 

Após encerrar a sua inscrição, fique atento aos meios de comunicação que foram informados no formulário, pois a instituição entrará em contato informando caso seja selecionado.

Vale enfatizar que, o Cadastro Único é muito importante e aumenta as chances do candidato ser selecionado a participar do SEST SENAT. Portanto, antes de realizar a sua inscrição no programa, certifique-se de atualizar ou providenciar o seu Cadastro Único.

O procedimento de inscrição é bem simples e prático. No entanto, é muito importante que o candidato informe corretamente os seus dados durante o preenchimento. Contudo, além do cadastro, o candidato deve atender a todos os requisitos mencionados anteriormente 

Por fim, o projeto SEST SENAT busca ajudar jovens e adultos a conquistarem a sua tão sonhada habilitação. Independente do objetivo, seja para fins profissionais ou pessoais, o projeto tem ajudado muitos brasileiros a realizarem esse sonho!

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.