Saiba como se aposentar em 2020

Saiba como se aposentar em 2020

Houveram algumas mudanças através das reformas realizadas em 2019 na Previdência Social. Após isso, muitas pessoas ficaram com dúvidas de como se aposentar em 2020 ou nos próximos anos. Porém, separamos algumas dicas fundamentais para quem busca pela aposentadoria o mais rápido possível. 

Além da reforma realizada no ano de 2019, a pandemia também trouxe algumas mudanças para quem deseja solicitar a aposentadoria em 2020. Devido a tantas mudanças, é fundamental estar atento a essas modificações. 

Embora o solicitante já tenha atingido a idade mínima para aposentadoria, ou seja, mulheres de 62 anos e homens de 65 anos, as novas regras também deverão ser seguidas por essas pessoas. 

O primeiro passo para quem deseja se aposentar em 2020 é verificar se o centro de atendimento do INSS próximo a sua residência está funcionando. Pois, com a pandemia, os atendimentos presenciais foram cancelados e serão retomados gradativamente. 

Mas, vamos ao que interessa?

Confira as principais dicas para se aposentar em 2020 

Vamos conferir quais são as principais dicas para quem busca pela tão sonhada aposentadoria. Veja como garantir esse benefício com algumas dicas fundamentais. São elas: 

Realize o agendamento 

Com a pandemia, para quem deseja garantir o atendimento, será necessário realizar o agendamento através do telefone 145 ou por meio do portal MEU INSS (Site e Aplicativo IOS ou ANDROID). Dessa forma, será possível garantir um horário para que o processo de solicitação da aposentadoria seja mais ágil. 

Tempo de contribuição 

É necessário que o solicitante tenha o tempo de contribuição exigido pela Previdência Social. Ou seja, para as mulheres é necessário que o tempo mínimo de contribuição seja de 30 anos e para os homens de 35 anos. 

Idade mínima 

Além do tempo de contribuição, é necessário que o solicitante se enquadre na idade mínima solicitada. Com a reforma de 2019, para ter acesso ao benefício, as mulheres devem completar a idade de 56 anos e seis meses e para os homens a idade mínima é de 61 anos e seis meses.

Pontuação

Além de todos os fatores mencionados acima, a Previdência Social exige que a pontuação mínima seja atingida, ou seja, de pelo menos 15 anos de contribuição.

Até a última reforma, a pontuação era de 86 para mulheres e 96 para homens, ou seja, somando a idade mais o tempo de contribuição. De acordo com a nova reforma, as mulheres devem ter 87 pontos e os homens 97 pontos. 

Essas são algumas dicas para quem busca se aposentar em 2020. Além disso, é possível contar com a ajuda de um especialista para orientar e ajudar em todo o processo de solicitação. 

É fundamental que, o solicitante se enquadre em todos os requisitos exigidos pela Previdência Social, pois, caso contrário, terá o seu pedido se aposentadoria negado. Portanto, se você busca se aposentar em 2020 e atende a todos os requisitos, é fundamental que agende um atendimento para a abertura do requerimento. 

Devido a pandemia, os serviços presenciais estão voltando gradativamente, porém, é possível realizar o agendamento através das plataformas digitais e, dessa forma, garantir que o pedido de aposentadoria seja ainda mais ágil. 

Leticia Monaly

Redatora no Benefício Social, Publicitária com especialidade em produção de conteúdo. Sou apaixonada pelo universo da comunicação e motivada a explorar ideias.

Deixar um comentário

Seu e-mail não será publicado!

Digite os 3 símbolos em PRETO

captcha image

carregando

Comentários

Seja o primeiro a comentar!