Principais requisitos para quem deseja se aposentar

Principais requisitos para quem deseja se aposentar

A aposentadoria é o sonho de muitos trabalhadores. Isso porque, são anos de contribuição através do exercício de uma atividade. Sendo assim, muitos buscam se aposentar para ter mais tranquilidade e segurança, especialmente, aqueles que já chegaram a uma determinada idade. 

Entretanto, para conseguir a tão sonhada aposentadoria, é necessário passar por uma série de processos burocráticos que vão determinar se o trabalhador possui direito ou não pela aposentadoria. 

O INSS é o órgão responsável pelo andamento do processo de aposentadoria e é quem determina se o trabalhador terá direito ou não a esse recurso. Essa determinação ocorre através de alguns requisitos que devem ser atendidos para quem busca acesso a esse benefício. 

Nesse artigo, vamos conhecer quais são os principais requisitos para quem deseja se aposentar. Continue acompanhando e saiba mais sobre esse assunto tão importante! 

Principais requisitos para quem deseja se aposentar 

Como vimos, o INSS exige alguns requisitos para quem deseja se aposentar. Confira a seguir quais são os principais requisitos e regras para garantir a aposentadoria. 

Tempo de contribuição 

Esse tipo de aposentadoria exige que o trabalhador tenha um tempo de contribuição devido para que possa se aposentar e ter direito ao benefício. Somente após esse tempo de contribuição o trabalhador poderá ser afastado de suas atividades com acesso a esse recurso. 

No caso dos homens, o tempo de contribuição determinado é de 35 anos, já para as mulheres o tempo é reduzido para 30 anos de contribuição ao INSS. Além do tempo de contribuição é necessário estar atento a carência. 

O período de carência é de 180 meses e não pode ser confundida com o tempo de contribuição. Portanto, não há exatamente uma idade mínima para se aposentar, visto que o tempo de contribuição é diferente para cada trabalhador. 

Outro fator importante é que, quanto mais cedo o trabalhador se aposentar, menor será o valor do seu recurso. Isso ocorre devido ao tempo de contribuição.Uma das propostas da Previdência Social é eliminar a aposentadoria por tempo de contribuição, considerando apenas a idade mínima. Além disso, a carência pode aumentar de 180 para 240 meses.

Aposentadoria por idade 

Nesse requisito, só poderá ter direito ao recurso, homens com idade de 65 anos e mulheres com idade de 60 anos. Independente do tempo de contribuição, é imprescindível que o trabalhador tenha essa idade para requerer a aposentadoria. 

A aposentadoria por idade não considera necessariamente o tempo de contribuição. Para requerer a aposentadoria dentro desse critério, é necessário que a idade mínima seja atendida mais o tempo de carência de 180 meses.

Quando falamos de aposentadoria, vale ressaltar a regra 86/96. Nesse critério, o trabalhador não precisa considerar o tempo de contribuição, devendo somar o período trabalhado com a idade, caso as mulheres atinjam a somatória 86 e os homens 96, poderão ter acesso ao benefício. 

Além de tudo, é fundamental para quem busca se aposentar garantir que todas as documentações estejam corretas e que o agendamento junto ao INSS seja realizado, a fim de agilizar esse processo.

Leticia Monaly

Redatora no Benefício Social, Publicitária com especialidade em produção de conteúdo. Sou apaixonada pelo universo da comunicação e motivada a explorar ideias.

Deixar um comentário

Seu e-mail não será publicado!

Digite os 3 símbolos em PRETO

captcha image

carregando

Comentários

Seja o primeiro a comentar!