O que saber sobre o saque imediato do FGTS

O que saber sobre o saque imediato do FGTS

Mediante a pandemia causada pelo Covid-19, o governo tem estabelecido algumas medidas provisórias com o objetivo de reduzir o impacto econômico e garantir que as famílias consigam recursos para o seu próprio sustento.

Sabemos que, é comum que a taxa de desemprego aumente em um momento de afastamento social.

Pensando nisso, o governo fez a liberação de diversas medidas provisórias para que os trabalhadores recebam o seu direito e tenham outras formas de conseguir uma renda para a sobrevivência. 

Uma das medidas liberadas é o saque imediato do FGTS. Mas, antes de sabermos como receber esse direito, vamos entender melhor o que é o tão famoso Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Afinal, o que é FGTS? 

Trata-se de um fundo com um valor retido proporcional ao tempo trabalhado, com o objetivo de garantir os direitos dos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa.

Portanto, durante o período em que o trabalhador está empregado, é aberta uma conta vinculada ao contrato  trabalho, onde mensalmente é depositado um determinado valor.

Esse valor varia de acordo com o salário e contribuição do empregado. 

No entanto, o trabalhador não pode sacar esse direito espontaneamente. O valor é depositado com o intuito de ajudar em situações especiais, como a compra de um imóvel, uma construção ou a quitação de uma dívida. 

Além disso, o valor fica disponível para o saque quando o trabalhador é demitido. Caso contrário, o valor fica retido até que o trabalhador se enquadre em uma situação que tenha direito o saque imediato do FGTS. 

Quem tem direito ao FGTS? 

Todos os trabalhadores que stõ vinculados  um contratação CLT a partir de 05/10/1988.

Trabalhadores pertencentes a outras categorias também possuem direito ao FGTS desde que,  seja uma contratação legal  que tenha recolhimento de contribuição. 

Portanto, trabalhadores rurais, temporários, atletas, safreiros, empregadas domésticas também possuem direito ao FGTS. 

Como funciona o saque imediato do FGTS? 

O governo liberou o saque imediato do FGTS para todos os trabalhadores de baixa renda. Visto que a pandemia tem se prolongado, o governo tomou essa medida para garantir que os trabalhadores tenham acesso ao valor do fundo. 

Para realizar o saque imediato do FGTS, é possível ir até uma agência da Caixa econômica realizar o saque através da senha cadastrada ou com o uso do cartão cidadão.

Caso o trabalhador não tenha os dois recursos para o saque, será necessário comparecer  a uma agência da Caixa para atendimento.

Nesse caso, o trabalhador deverá apresentar a sua carteira de trabalho e documento com foto para qu possa realizar o saque e cadastrar uma senha para futuras transações.

No entanto, antes de comparecer  uma Caixa Economia, lembre-e de confirmar se o valor o seu FGTS já está liberado.

Além disso, é possível realizar essa consulta em no aplicativo disponibilizado pelo governo para smartphones.

Portanto, se você trabalhou nos últimos meses, vale a pena conferir se tem um valor retido no seu fundo e realizar o saque imediato do FGTS o quanto antes. 

Você sabe o que é o PIS? Entenda mais sobre esse beneficio oferecido pelo Governo através do post: ANTECIPAÇÃO DO PIS/PASEP E AUXÍLIO- DOENÇA: COMO CONSEGUIR?

Leticia Monaly

Redatora no Benefício Social, Publicitária com especialidade em produção de conteúdo. Sou apaixonada pelo universo da comunicação e motivada a explorar ideias.

Deixar um comentário

Seu e-mail não será publicado!

Digite os 3 símbolos em PRETO

captcha image

carregando

Comentários

Seja o primeiro a comentar!