Confira o novo programa para capacitação de jovens que será lançado em breve

Confira o novo programa para capacitação de jovens que será lançado em breve

De acordo com o Ministro da economia, Paulo Guedes, o Governo deve lançar em breve o novo programa para a capacitação de jovens. Desse modo, o principal objetivo do programa é garantir a preparação de jovens para o mercado de trabalho. 

Dessa forma, será possível garantir mais oportunidades, além de contribuir para a formação desse grupo, tornando-os ainda mais habilitados para ingressar em uma vaga de emprego. “Estamos lançando um olhar justamente para evitar o que, no mercado de trabalho, se chama Efeito Cicatriz”, disse Paulo Guedes. 

Esse termo refere-se à falta de experiência de jovens que iniciam a sua jornada profissional. Portanto, a ideia principal do projeto é garantir a capacitação desse grupo de modo que estejam preparados para iniciar a sua primeira experiência profissional. 

Além disso, certamente será um projeto que visa reduzir a criminalidade, especialmente nas periferias. Isso porque, um dos maiores índices que representam o aumento da participação de jovens no mundo do crime é justamente a falta de oportunidades.  

Sendo assim, o Governo busca formas de reduzir esses índices e, ao mesmo tempo, oferecer aos jovens uma ajuda de custo no valor aproximado de R$ 600,00 enquanto trabalham. 


Como vai funcionar o programa de capacitação de jovens?

De acordo com o Governo, o programa vai funcionar em parceria com empresas que estejam interessadas em garantir a capacitação de jovens e, ao mesmo tempo, oferecer uma oportunidade de mão de obra.

Dessa forma, o valor de R$ 600,00 será pago metade pelo Governo e metade pelos empregadores. Além disso, a empresa deve se comprometer na qualificação da mão de obra dos jovens. Ou seja, não basta apenas garantir o emprego, é necessário oferecer recursos de aprendizagem e aperfeiçoamento, como através de cursos e palestras, por exemplo. 

Além do mais, a ideia do Governo é que o contrato empregatício seja de pelo menos uma ano, oferecendo aos jovens a segurança financeira durante um determinado período. A medida já vem sendo anunciada pelo Governo há alguns meses, porém, não tivemos mais detalhes anteriormente.

Já no final de Maio, Guedes pronunciou-se e ofereceu mais detalhes como o valor do projeto, além de reconhecer que os jovens sem trabalhos formais estão sendo prejudicados durante a pandemia. “Protegemos os 'invisíveis' com o auxílio emergencial. Agora, com nossas políticas de emprego, precisamos cuidar dos milhões de brasileiros que não conseguiram ingressar no mercado formal de trabalho”, diz o ministro. 

Portanto, para garantir a participação no programa será necessário realizar um cadastro, no qual o Governo irá  identificar jovens que não possuem trabalhos formais. Provavelmente, em breve, será divulgado o meio de cadastramento. 

Leticia Monaly

Redatora no Benefício Social, Publicitária com especialidade em produção de conteúdo. Sou apaixonada pelo universo da comunicação e motivada a explorar ideias.

Deixar um comentário

Seu e-mail não será publicado!

Digite os 3 símbolos em PRETO

captcha image

carregando

Comentários

Seja o primeiro a comentar!