CNH categoria D: saiba quem pode participar

0

Durante o processo de obtenção da carteira de habilitação, é comum surgir dúvidas sobre as 5 categorias  competentes a CNH (A, B, C, D e E). Muitos alunos ficam confusos e não sabem quais são os veículos conduzidos por cada categoria.

Porém, nesse artigo, vamos esclarecer as suas dúvidas sobre uma categoria específica: a categoria D!

A diferença dessa categoria para as demais, está no número de passageiros que podem ser transportados. Enquanto para as outras categorias o número de passageiros era de até 8 pessoas, desconsiderando o motorista, a CNH categoria D é livre para a condução de pessoas.

Nessa categoria estão inclusos os seguintes veículos: vans, micro-ônibus, ônibus e alguns modelos de motor-home que possuam mais de 8 assuntos.

Quais os requisitos para a obtenção da CNH categoria D? 

Nesse caso, existem duas possibilidades: o motorista que possui a categoria B e deseja ir direto para a D e o motorista que possui a C e busca a inclusão da CNH categoria D. 

De acordo com o código de trânsito brasileiro fiscalizado pelo DETRAN, para a condução de veículos como vans escolares, veículos de emergência, transporte público ou que realiza o transporte de produtos perigosos, é necessário atender alguns requisitos descritos no artigo 145.  Confira, abaixo, quais são eles:

  • Ter idade mínima de 21 anos;
  • Habilitação regular pelo período mínimo de 2 anos na categoria B, ou no mínimo de 1 ano na categoria C;
  • Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses; 
  • Não possuir reincidência de infrações;
  • Ter aprovação no curso especializado e no curso prático de treinamento veicular para os casos de situações de riscos, de acordo com as normas técnicas do CONTRAN.

Portanto, para os motoristas que possuem a categoria C, caso queiram aderir a CNH categoria D, precisarão aguardar pelo período mínimo de um ano.

Para os casos dos motoristas que estão na categoria B e queiram alterar para a categoria D, é necessário aguardar pelo período de 2 anos.

Portanto, se o objetivo é a inclusão da categoria D, é necessário estar atento a todos os requisitos e exigências mencionadas anteriormente. Além de dirigir cuidadosamente para que não cometa infrações com a categoria atual.

Diferença entre a CNH categoria D e as demais categorias

Como vimos, as demais categorias habilitam o motorista para a condução de veículos com o limite de até 8 passageiros. Já com a CNH categoria D, o motorista está habilitado para a condução de diferentes veículos que possuam mais passageiros. 

Além disso, essa categoria faz exigências, como a comprovação da aptidão para agir em situações de emergência e para a condução de pessoas. 

Afinal, é de grande responsabilidade para o motorista obter a CNH categoria D, devido às situações que enfrenta no dia a dia com a condução do veículo, que costuma ser maior, e com passageiros transportados.

Por fim, a CNH categoria D tem oferecido para muitos brasileiros uma oportunidade de emprego, fazendo com que os motoristas se tornem profissionais qualificados nesse segmento.

Leave A Reply

Your email address will not be published.